Cursilho Jovem
![](https://static.wixstatic.com/media/7b2923_e3ee1fde7cca49978c757122b3d89aec.jpg/v1/fill/w_577,h_533,al_c,q_80,enc_auto/7b2923_e3ee1fde7cca49978c757122b3d89aec.jpg)
Participe das atividades do Grupo Jovem do Movimento de Cursilhos de Valença. Conheça a estrutura do Grupo Jovem e a dinâmica de funcionamento das nossas atividades. Façamos parte, juntos, desta caminhada!
Dinâmica de funcionamento das atividades jovens:
1. Escola Alternativa
- Objetivo: proporcionar integração dos jovens e envolvimento com o carisma do Cursilho, através de encontros em horários alternativos e atividades de evangelização.
- Estratégia: encontros mensais, com conteúdos alternados, sendo:
1º Encontro (Ver / Julgar): Espiritualidade, estudo, propostas de ações.
2º Encontro (Agir): Evangelização de ambientes através de visitas, ações sociais, ações esportivas, eventos em prol do movimento, etc.
2. Atividades de Espiritualidade
- Objetivo: propor aos jovens um encontro com Jesus Cristo e seu segmento na Igreja, à luz do plano de Deus, incentivando a oração pessoal, aos Sacramentos, direção espiritual e apostolada.
- Estratégia: aproximação com Deus através de atividades direcionadas, como: direção espiritual por Sacerdotes, adorações e visitas ao Santíssimo, mensagens e participação das Celebrações Eucarísticas.
3. Atividades Formativas
- Objetivo: contribuir para a preparação dos jovens para o exercício da evangelização.
- Estratégias: para o mês “Ver/Julgar” um jovem ficará responsável preparação e exposição do conteúdo formativo.
4. Atividades de Ação Em seu discurso aos jovens, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Papa Bento XVI [...] pediu aos jovens “um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação”. (Documento de Aparecida – 85)
A Pastoral da Juventude ajudará os jovens a se formar de maneira gradual, para ação social e política e a mudança de estruturas, conforme a Doutrina Social da Igreja, fazendo própria a opção preferencial e evangélica pelos pobres e necessitados. (Documento de Aparecida – 446e)
- Objetivos: possibilitar maior envolvimento dos jovens com as ações pastorais, contando com a força e características próprias do seu carisma, com ações de evangelização criadas, planejadas e aplicadas pelos próprios jovens fortalecendo, assim, o seu comprometimento.
- Estratégias: para a quinzena “Agir” um grupo se responsabilizará pela atividade de ação evangelizadora, integrando novos jovens (Cursilhistas ou não) na sua execução.